Sobre a licenciatura em Artes Visuais EAD
O curso de Graduação em Artes Visuais, no formato EAD Digital Intensivo, pode ser concluído em 3 anos, com o mesmo diploma do curso presencial de 4 anos.
Em menos tempo, entre 3 e 4 anos, você conclui sua Graduação em Artes Visuais, 100% online, com o mesmo diploma do presencial. O curso forma gestores capacitados a melhorar processos e resultados em organizações.
Durante o curso, você tem o apoio da Equipe UniBF, professores e tutores qualificados, uma matriz curricular atualizada, um ambiente virtual moderno e uma Biblioteca Virtual com mais de 8 mil títulos.
Para quem é esta licenciatura
A Graduação Digital Intensiva é para quem quer cursar o ensino superior e já concluiu o Ensino Médio, sendo esta sua primeira graduação. O curso pode ser concluído entre 3 e 4 anos.
Módulo I - 300h
História da Educação
40h
Psicologia Aplicada a Educação
40h
Pensamento Critico e Comunicação
40h
Didática
40h
Sociologia e Filosofia da Educação
40h
Meio Ambiente e Sustentabilidade
40h
Projeto Multidisciplinar - Desafios da Educação
60h
Módulo II - 300h
Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos
40h
Vídeo Streaming e Software Educacional
40h
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
40h
Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia
40h
Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos
40h
Gestão de Projetos
40h
Projeto Multidisciplinar - Currículo e Tecnologias Educacionais
60h
Módulo III - 300h
Psicomotricidade
40h
Neurociência e Aprendizagem
40h
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social
40h
Educação e Criatividade
40h
Teorias da Aprendizagem
40h
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena
40h
Projeto Multidisciplinar - Neurociência e Aprendizagem Cognitiva
60h
Módulo IV - 300h
Estudos da Cor e da Forma
40h
Estudos de Desenho
40h
Metodologia do Trabalho Acadêmico
40h
História da Arte - Pré-História ao Rococó
40h
História da Arte - Neoclássico ao Contemporâneo
40h
Crescimento e Desenvolvimento Humano
40h
Projeto Multidisciplinar - Estudos e História da Arte
60h
Módulo V - 300h
Estágio Supervisionado I - Planejamento e Observação de Equipamentos Culturais
100h
Teorias da Imagem
40h
Estudos da Figura Humana
40h
Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas
40h
Estudos da Paisagem
40h
Fundamentos da Linguagem Visual
40h
Módulo VI - 260h
Estudos Socioantropológicos
40h
Projeto Multidisciplinar - Estudos da Imagem e Linguagem Visual
60h
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental I - Artes Visuais
100h
Fundamentos Básicos da Fotografia
60h
Módulo VII - 300h
Metodologia do Ensino das Artes Visuais
60h
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio
60h
Projeto de Indústria 4.0
60h
Poéticas Visuais Contemporâneas
60h
Vídeo Arte
60h
Módulo VIII - 280h
Direitos Humanos e Diversidade
60h
Projeto Multidisciplinar - Metodologia e Arte
60h
Estágio Supervisionado III - Ensino Fundamental II - Artes Visuais
100h
Gravura
60h
Módulo IX - 240h
Estudos da Tridimensionalidade
60h
Metodologias Ativas
60h
Estética
60h
Ensino de Artes Visuais à Distância
60h
Módulo X - 220h
Educação Profissional e Empresarial
60h
Estágio Supervisionado IV - Ensino Médio - Artes Visuais
100h
Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos
60h
Módulo XI - 240h
Ensino em Educação à Distância
60h
Desenvolvimento Pessoal e Negociação
60h
Pedagogia de Projetos na Era Digital
60h
Mídia e Educação - Projeto
60h
Módulo XII - 360h
Seminário Interdisciplinar
60h
Trabalho de Conclusão de Curso
100h
Atividades Complementares
200h
Módulo I - 300h
História da Educação
40h
Psicologia Aplicada a Educação
40h
Pensamento Critico e Comunicação
40h
Didática
40h
Sociologia e Filosofia da Educação
40h
Meio Ambiente e Sustentabilidade
40h
Projeto Multidisciplinar - Desafios da Educação
60h
Módulo II - 300h
Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos
40h
Vídeo Streaming e Software Educacional
40h
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
40h
Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia
40h
Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos
40h
Gestão de Projetos
40h
Projeto Multidisciplinar - Currículo e Tecnologias Educacionais
60h
Módulo III - 300h
Psicomotricidade
40h
Neurociência e Aprendizagem
40h
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social
40h
Educação e Criatividade
40h
Teorias da Aprendizagem
40h
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena
40h
Projeto Multidisciplinar - Neurociência e Aprendizagem Cognitiva
60h
Módulo IV - 300h
Estudos da Cor e da Forma
40h
Estudos de Desenho
40h
Metodologia do Trabalho Acadêmico
40h
História da Arte - Pré-História ao Rococó
40h
História da Arte - Neoclássico ao Contemporâneo
40h
Crescimento e Desenvolvimento Humano
40h
Projeto Multidisciplinar - Estudos e História da Arte
60h
Módulo V - 300h
Estágio Supervisionado I - Planejamento e Observação de Equipamentos Culturais
100h
Teorias da Imagem
40h
Estudos da Figura Humana
40h
Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas
40h
Estudos da Paisagem
40h
Fundamentos da Linguagem Visual
40h
Módulo VI - 260h
Estudos Socioantropológicos
40h
Projeto Multidisciplinar - Estudos da Imagem e Linguagem Visual
60h
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental I - Artes Visuais
100h
Fundamentos Básicos da Fotografia
60h
Módulo VII - 300h
Metodologia do Ensino das Artes Visuais
60h
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio
60h
Projeto de Indústria 4.0
60h
Poéticas Visuais Contemporâneas
60h
Vídeo Arte
60h
Módulo VIII - 280h
Direitos Humanos e Diversidade
60h
Projeto Multidisciplinar - Metodologia e Arte
60h
Estágio Supervisionado III - Ensino Fundamental II - Artes Visuais
100h
Gravura
60h
Módulo IX - 240h
Estudos da Tridimensionalidade
60h
Metodologias Ativas
60h
Estética
60h
Ensino de Artes Visuais à Distância
60h
Módulo X - 220h
Educação Profissional e Empresarial
60h
Estágio Supervisionado IV - Ensino Médio - Artes Visuais
100h
Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos
60h
Módulo XI - 240h
Ensino em Educação à Distância
60h
Desenvolvimento Pessoal e Negociação
60h
Pedagogia de Projetos na Era Digital
60h
Mídia e Educação - Projeto
60h
Módulo XII - 360h
Seminário Interdisciplinar
60h
Trabalho de Conclusão de Curso
100h
Atividades Complementares
200h
Por que fazer esta licenciatura
Faça a diferença: Você sabia que um estudo realizado pela Fundação Bill e Melinda Gates revelou que os alunos com bons professores têm 50% mais chances de conquistar uma carreira de sucesso?"
Eu sei, você pode estar pensando: 'Será que é tão importante assim?' Mas quando você olha para os dados – os professores moldam o futuro de cada aluno, em cada área da vida.
Sem bons professores, nosso sistema educacional estaria estagnado. É porque eles não só ensinam conteúdo, mas moldam os cidadãos e profissionais que nosso mundo precisa.
Realização profissional: De acordo com um estudo da National Education Association, professores que seguem a profissão por vocação têm 70% mais chances de se destacarem e alcançarem realizações significativas em sua carreira.
Se você perguntar a qualquer educador de sucesso, ele provavelmente dirá que o segredo não é apenas o conhecimento, mas a paixão pela profissão. E os números provam isso: professores que amam o que fazem têm 3 vezes mais chance de se destacar em sua carreira.
Eu sei, talvez você pense que isso é um exagero, mas a realidade é que a paixão pelo ensino não é apenas uma característica admirável – é uma vantagem estratégica que os melhores professores têm e que os leva ao sucesso na profissão.
Se especialize no que gosta: Você sabia que, ao concluir uma licenciatura especializada, mais de 80% dos professores acabam lecionando exatamente sobre o campo que escolheram se aprofundar? Isso não é coincidência; é resultado de uma formação direcionada.
Quando um professor escolhe uma área para se especializar, é como afiar uma faca: quanto mais focado for o esforço, mais afiado e preciso será seu ensino. E, no final, ele sempre terá a chance de ensinar aquilo que domina.
Atue além da sala de aula: De acordo com a Associação Nacional de Pós-Graduação, professores com licenciatura especializada têm 40% mais chances de serem selecionados para projetos educacionais inovadores e iniciativas de pesquisa.
Você pode confirmar isso facilmente ao olhar para a maioria das escolas e universidades: os professores com licenciaturas especializadas são frequentemente os primeiros a serem convidados para coordenar ou liderar projetos educacionais.
Não é só uma questão de diploma – é sobre como a licenciatura capacita o professor a levar seu conhecimento para além da sala de aula, influenciando diretamente projetos educacionais e iniciativas que impactam a comunidade.
Mentiras que te contaram sobre a licenciatura
"A profissão de professor/educador não é valorizada no Brasil"
Embora muitos acreditem que ser professor não é uma carreira valorizada no Brasil, os dados mostram outra realidade: segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, 77% dos professores afirmam sentir orgulho de sua profissão, destacando o impacto positivo que causam na vida de seus alunos.
Além disso, o Programa Nacional de Formação de Professores investiu mais de R$ 1 bilhão em capacitações nos últimos anos, demonstrando um esforço concreto para apoiar e valorizar a categoria
Sem mencionar que profissões em educação, como a docência, estão entre as mais mencionadas em estudos globais como essenciais para o desenvolvimento humano e social.
Isso prova que, apesar dos desafios, ser professor é não apenas uma profissão relevante, mas também uma carreira com um propósito transformador.
"A poucas oportunidades de emprego na área da educação"
A ideia de que faltam oportunidades para professores no Brasil não reflete a realidade em várias áreas específicas. De acordo com dados do Censo Escolar, disciplinas como matemática, física e química enfrentam um déficit crítico de professores qualificados, gerando alta demanda por profissionais nessas áreas.
Um estudo do Todos Pela Educação apontou que 47% das escolas públicas do ensino médio não têm professores suficientes para ciências exatas, o que cria um mercado aquecido para quem se especializa nessas disciplinas.
Além disso, programas como o Pibid e a Residência Pedagógica oferecem bolsas e experiências práticas para futuros professores, conectando-os diretamente a oportunidades de trabalho antes mesmo da formatura.
Isso mostra que, com qualificação direcionada, as chances de emprego são muito maiores do que se imagina.
"A remuneração é muito baixa para quem trabalha na área da educação"
A percepção de que os salários na área da educação são baixos não é tão simples quanto parece.
Em primeiro lugar, um levantamento do Inep mostra que professores com pós-graduação podem ganhar até 80% mais do que os que possuem apenas a graduação, especialmente em instituições de ensino superior.
Além disso, muitas redes estaduais e municipais oferecem planos de carreira que incluem progressões salariais significativas, dependendo do tempo de serviço e da qualificação do docente.
Em São Paulo, por exemplo, professores podem alcançar salários acima de R$ 10.000 em níveis avançados da carreira.
E, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), a estabilidade e os benefícios associados ao magistério, como férias prolongadas e aposentadoria diferenciada, frequentemente tornam a remuneração mais competitiva em relação a outras profissões com exigências semelhantes de formação.
Isso prova que a educação, quando encarada estrategicamente, pode ser sim uma carreira financeiramente atrativa.
"Cursos técnicos são melhores do que a licenciatura"
A crença de que cursos técnicos oferecem melhores perspectivas de emprego e remuneração do que a licenciatura não é totalmente verdadeira, especialmente quando olhamos para o longo prazo.
Embora os cursos técnicos possam oferecer uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, estudos mostram que profissionais com licenciatura tendem a alcançar salários mais altos ao longo da carreira.
De acordo com a pesquisa do Ministério da Educação, a média salarial de professores com formação superior é até 60% maior do que a de trabalhadores com apenas ensino técnico, especialmente quando se considera a evolução de carreira e o acesso a cargos administrativos e acadêmicos.
Além disso, em um estudo da Fundação Getúlio Vargas, 79% dos profissionais com licenciatura afirmaram que suas oportunidades de crescimento eram mais amplas, com acesso a benefícios como planos de carreira e maior estabilidade.
A licenciatura, portanto, não só abre portas no setor educacional, mas também em áreas administrativas e de gestão, oferecendo uma base sólida para um futuro profissional mais promissor.
"O cenário educacional está desfavorável"
Embora a crise na educação pública seja um desafio real, isso não significa que a profissão de professor esteja condenada ao fracasso ou que os profissionais da área não recebam apoio.
Na verdade, diversas iniciativas estão sendo implementadas para melhorar a educação no Brasil:
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por exemplo, tem investido mais de R$ 170 bilhões por ano na educação pública, e esses recursos são direcionados tanto para infraestrutura quanto para valorização dos professores.
Além disso, programas como o 'Escola da Rede', lançado em 2023, têm oferecido apoio psicológico e financeiro aos docentes, além de desenvolver treinamentos contínuos.
No contexto atual, mesmo em tempos difíceis, muitas redes de ensino têm buscado parcerias com ONGs e empresas para promover inovações pedagógicas e, em alguns estados, os salários de professores têm sido ajustados para se aproximar da média nacional.
Isso mostra que, apesar das dificuldades, o apoio e as melhorias para a educação pública estão em andamento e continuam a abrir novas oportunidades para os profissionais da área.
"Não dá para conciliar os estudos e o trabalho"
A crença de que é impossível conciliar estudos e trabalho para se sustentar não reflete a realidade de muitos alunos que conseguem equilibrar essas duas demandas com sucesso.
De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 65% dos estudantes universitários brasileiros que trabalham enquanto estudam afirmam que a experiência de trabalho complementa a formação acadêmica, oferecendo habilidades práticas que enriquecem o aprendizado.
Algumas pesquisas indicam que, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho pode até ajudar na organização do tempo e no desenvolvimento de disciplina, tornando os alunos mais produtivos.
Ou seja, com planejamento e as oportunidades certas, é totalmente possível conciliar a formação acadêmica com o trabalho e ainda se destacar em ambas as áreas.
"A licenciatura não vai oferecer a flexibilidade e a especialização que eu desejo"
A ideia de que a licenciatura não oferece flexibilidade e especialização é uma percepção equivocada.
Além disso, as licenciaturas oferecem uma base sólida e diversificada, com a possibilidade de se aprofundar em áreas específicas por meio de pós-graduações e especializações, como mestrados e doutorados.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação, 72% dos professores com licenciatura indicam que a formação inicial foi fundamental para seu desenvolvimento profissional, e 65% deles continuam a se especializar após a graduação.
Isso mostra que, ao contrário do que muitos acreditam, a licenciatura oferece uma base ampla que prepara o profissional para atuar em diferentes contextos e seguir uma carreira de longo prazo com constante evolução e especialização.
"A profissão de professor/educador não é valorizada no Brasil"
Embora muitos acreditem que ser professor não é uma carreira valorizada no Brasil, os dados mostram outra realidade: segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, 77% dos professores afirmam sentir orgulho de sua profissão, destacando o impacto positivo que causam na vida de seus alunos.
Além disso, o Programa Nacional de Formação de Professores investiu mais de R$ 1 bilhão em capacitações nos últimos anos, demonstrando um esforço concreto para apoiar e valorizar a categoria
Sem mencionar que profissões em educação, como a docência, estão entre as mais mencionadas em estudos globais como essenciais para o desenvolvimento humano e social.
Isso prova que, apesar dos desafios, ser professor é não apenas uma profissão relevante, mas também uma carreira com um propósito transformador.
"A poucas oportunidades de emprego na área da educação"
A ideia de que faltam oportunidades para professores no Brasil não reflete a realidade em várias áreas específicas. De acordo com dados do Censo Escolar, disciplinas como matemática, física e química enfrentam um déficit crítico de professores qualificados, gerando alta demanda por profissionais nessas áreas.
Um estudo do Todos Pela Educação apontou que 47% das escolas públicas do ensino médio não têm professores suficientes para ciências exatas, o que cria um mercado aquecido para quem se especializa nessas disciplinas.
Além disso, programas como o Pibid e a Residência Pedagógica oferecem bolsas e experiências práticas para futuros professores, conectando-os diretamente a oportunidades de trabalho antes mesmo da formatura.
Isso mostra que, com qualificação direcionada, as chances de emprego são muito maiores do que se imagina.
"A remuneração é muito baixa para quem trabalha na área da educação"
A percepção de que os salários na área da educação são baixos não é tão simples quanto parece.
Em primeiro lugar, um levantamento do Inep mostra que professores com pós-graduação podem ganhar até 80% mais do que os que possuem apenas a graduação, especialmente em instituições de ensino superior.
Além disso, muitas redes estaduais e municipais oferecem planos de carreira que incluem progressões salariais significativas, dependendo do tempo de serviço e da qualificação do docente.
Em São Paulo, por exemplo, professores podem alcançar salários acima de R$ 10.000 em níveis avançados da carreira.
E, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), a estabilidade e os benefícios associados ao magistério, como férias prolongadas e aposentadoria diferenciada, frequentemente tornam a remuneração mais competitiva em relação a outras profissões com exigências semelhantes de formação.
Isso prova que a educação, quando encarada estrategicamente, pode ser sim uma carreira financeiramente atrativa.
"Cursos técnicos são melhores do que a licenciatura"
A crença de que cursos técnicos oferecem melhores perspectivas de emprego e remuneração do que a licenciatura não é totalmente verdadeira, especialmente quando olhamos para o longo prazo.
Embora os cursos técnicos possam oferecer uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, estudos mostram que profissionais com licenciatura tendem a alcançar salários mais altos ao longo da carreira.
De acordo com a pesquisa do Ministério da Educação, a média salarial de professores com formação superior é até 60% maior do que a de trabalhadores com apenas ensino técnico, especialmente quando se considera a evolução de carreira e o acesso a cargos administrativos e acadêmicos.
Além disso, em um estudo da Fundação Getúlio Vargas, 79% dos profissionais com licenciatura afirmaram que suas oportunidades de crescimento eram mais amplas, com acesso a benefícios como planos de carreira e maior estabilidade.
A licenciatura, portanto, não só abre portas no setor educacional, mas também em áreas administrativas e de gestão, oferecendo uma base sólida para um futuro profissional mais promissor.
"O cenário educacional está desfavorável"
Embora a crise na educação pública seja um desafio real, isso não significa que a profissão de professor esteja condenada ao fracasso ou que os profissionais da área não recebam apoio.
Na verdade, diversas iniciativas estão sendo implementadas para melhorar a educação no Brasil:
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por exemplo, tem investido mais de R$ 170 bilhões por ano na educação pública, e esses recursos são direcionados tanto para infraestrutura quanto para valorização dos professores.
Além disso, programas como o 'Escola da Rede', lançado em 2023, têm oferecido apoio psicológico e financeiro aos docentes, além de desenvolver treinamentos contínuos.
No contexto atual, mesmo em tempos difíceis, muitas redes de ensino têm buscado parcerias com ONGs e empresas para promover inovações pedagógicas e, em alguns estados, os salários de professores têm sido ajustados para se aproximar da média nacional.
Isso mostra que, apesar das dificuldades, o apoio e as melhorias para a educação pública estão em andamento e continuam a abrir novas oportunidades para os profissionais da área.
"Não dá para conciliar os estudos e o trabalho"
A crença de que é impossível conciliar estudos e trabalho para se sustentar não reflete a realidade de muitos alunos que conseguem equilibrar essas duas demandas com sucesso.
De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 65% dos estudantes universitários brasileiros que trabalham enquanto estudam afirmam que a experiência de trabalho complementa a formação acadêmica, oferecendo habilidades práticas que enriquecem o aprendizado.
Algumas pesquisas indicam que, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho pode até ajudar na organização do tempo e no desenvolvimento de disciplina, tornando os alunos mais produtivos.
Ou seja, com planejamento e as oportunidades certas, é totalmente possível conciliar a formação acadêmica com o trabalho e ainda se destacar em ambas as áreas.
"A licenciatura não vai oferecer a flexibilidade e a especialização que eu desejo"
A ideia de que a licenciatura não oferece flexibilidade e especialização é uma percepção equivocada.
Além disso, as licenciaturas oferecem uma base sólida e diversificada, com a possibilidade de se aprofundar em áreas específicas por meio de pós-graduações e especializações, como mestrados e doutorados.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação, 72% dos professores com licenciatura indicam que a formação inicial foi fundamental para seu desenvolvimento profissional, e 65% deles continuam a se especializar após a graduação.
Isso mostra que, ao contrário do que muitos acreditam, a licenciatura oferece uma base ampla que prepara o profissional para atuar em diferentes contextos e seguir uma carreira de longo prazo com constante evolução e especialização.
Fonte: Estudo da Fundação Bill e Melinda Gates sobre o impacto de bons professores nas carreiras dos alunos. (Pesquisar "Bill and Melinda Gates Foundation report on teachers and student success").
Fonte: Estudo da National Education Association - "The Power of Passion: How Vocational Teachers Achieve Career Success". (Pesquisar "NEA study on vocational passion and teacher success").
Fonte: Estudo da Association of American Colleges & Universities - "The Impact of Specialized Degree Programs in Education". (Pesquisar "AACU study on impact of specialized degree programs in education")
Fonte: Estudo da Associação Nacional de Pós-Graduação. - (Pesquisar o artigo na UEPG sobre as contribuições de projetos de ensino e pesquisa para a formação docente)
Fonte: Instituto Península, em parceria com o Todos Pela Educação, Itaú Social e o Ipec, 2022. Instituto Península - Pesquisa de Percepção dos Professores
Fonte: Dados do Ministério da Educação e do FNDE sobre o Programa Nacional de Formação de Professores e o Fundeb
Fonte: Censo Escolar 2020 - Deficiência de Professores em Ciências Exatas. (Pesquisar "Censo Escolar 2020 déficit professores ciências exatas")
Fonte: Estudo do Todos Pela Educação - "A Falta de Professores em Ciências Exatas". (Pesquisar "Todos Pela Educação déficit professores ciências exatas")
Fonte: Ministério da Educação - Programas de Formação de Professores. (Pesquisar "Pibid e Residência Pedagógica oportunidades de emprego")
Fonte: Inep - Censo da Educação Superior 2020. (Pesquisar "Censo da Educação Superior 2020 Inep")
Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). (Pesquisar "IPEA estabilidade benefícios magistério")
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - (Pesquisar "carreira docente São Paulo salários planos de carreira")
Fonte: Ministério da Educação - "Censo da Educação Superior 2020". (Pesquisar "Censo da Educação Superior 2020 salário licenciatura vs técnico")
Fonte: Fundação Getúlio Vargas - "Estudo sobre Oportunidades de Crescimento Profissional". (Pesquisar "Fundação Getúlio Vargas crescimento profissional licenciatura")
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (Pesquisar "Inep salário licenciatura oportunidades")
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (Pesquisar "Inep salário licenciatura oportunidades")
Fonte: Estudo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - "Relatório Anual do Fundeb". (Pesquisar "Relatório Anual do Fundeb 2023")
Fonte: Governo do Estado de São Paulo - Programa 'Escola da Rede'. (Pesquisar "Escola da Rede apoio psicológico professores 2023")
Fonte: Secretaria da Educação de São Paulo - Parcerias com ONGs e Empresas. (Pesquisar "parcerias inovações pedagógicas ONGs empresas educação pública 2023")
Fonte: Estudo da OCDE - "Education at a Glance 2020". (Pesquisar "Education at a Glance 2020 OCDE Brasil trabalho e estudo")
Fonte: Universidade de São Paulo (USP) - Programa de Estágios Remunerados e Bolsas de Iniciação Científica. (Pesquisar "USP estágios remunerados e bolsas de iniciação científica")
Fonte: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Programa de Apoio ao Estudante Trabalhador. (Pesquisar "Unicamp programas apoio estudante trabalhador")
Fonte: Estudo da Associação Brasileira de Educação (ABED) - "O Impacto da Formação Inicial dos Professores". (Pesquisar "Associação Brasileira de Educação impacto formação inicial")
Fonte: Estudo da Universidade de São Paulo (USP) - "Flexibilidade e Dupla Titulação em Cursos de Licenciatura". (Pesquisar "USP programas duplo diploma licenciatura bacharelado")
Fonte: Ministério da Educação - "Pós-Graduação no Brasil: Tendências e Oportunidades". (Pesquisar "Pós-graduação Brasil tendências oportunidades MEC")